Inspirado em discurso de Alcides Carneiro, vereador pede a parlamentares nordestinos que tranquem pauta do Congresso


Texto extraído do blog do vereador Olímpio Oliveira (PMDB). Veja, na íntegra:

Diante do fiasco que foi a visita da presidente Dilma Rousseff na reunião da SUDENE, no último dia 04 de abril, em Fortaleza, onde o povo nordestino esperava alguma novidade sobre a retomada das obras da Transposição do Rio São Francisco, mas a presidente não foi além do anúncio das conhecidas políticas emergenciais e compensatórias; tomo a iniciativa de resgatar um episódio para inspirar ou provocar os nossos Deputados e Senadores.

Em 1953, ano em que a Paraíba enfrentou uma seca igual ou pior do que esta que estamos vivendo. O Deputado Federal Alcides Carneiro, paraibano, pronunciou o discurso, que transcrevo trechos, para que tenhamos a ideia de como faz falta uma voz assim em Brasília:

“Senhor Presidente, Senhores deputados – Nesta hora, ao ocupar a tribuna para falar do sofrimento, para exprimir a revolta dos meus irmãos paraibanos, dos meus irmãos nordestinos, não vejo partido, nem chefe, nem correligionários, nem conveniências, nem compromissos; nesta hora, sou simplesmente representante de um povo que está morrendo de fome, de um povo que está em luta com um inimigo, indomável, um inimigo que ele não vê, a quem não pode combater, a quem não pode sequer odiar”.

(…) Mas desta vez não vamos permitir que eles tratem de outra coisa, antes de resolverem o nosso máximo problema. Sabemos que no Brasil não há solução natural para coisa alguma. (….) A teoria do “deixa como está para ver como é que fica” traz invariavelmente o selo da eternidade. As soluções para os difíceis problemas nós temos de forçá-las, nos temos de arrancá-las sob pressão (…) O que quero dizer é que tudo neste país só se consegue sob pressão, porque nós, nortistas, não fazemos pressão para resolver nossos problemas vitais? Por que temos que ficar, eternamente, aguardando a benemerência de uma esmola, ganha com o nosso suor e cunhada com o nosso esforço?

Não, senhores Deputados – Deputados do Nordeste, Deputados do Brasil! Vamos aproveitar a hora que passa. Aproveitemo-la para redimir, de vez, nossa gente, aquela gente sobre a qual pesa a mais terrível de todas as desgraças: “a desgraça de não ter o que comer na Terra de Canaã!”

Aproveitando a coragem e a inspiração de Alcides Carneiro, pergunto aos Deputados e Senadores paraibanos: – Quem se habilita a fazer o mesmo? A palavra de ordem é: – A transposição só sai com pressão! Que tal propor trancar a pauta do Congresso Nacional até o reinício pleno, em todos os lotes, das obras da Integração de Bacias do Rio São Francisco?

Senhores Deputados e Senhores Senadores, todos os discursos já foram pronunciados, todas as caravanas já foram caminhadas, todos os encontros já foram realizados. Basta! Parem de falar e comecem a agir, ou melhor, não agir é a melhor ação no momento. Chegou a hora de cruzar os braços para abrir a nossa esperança. Com a pauta trancada, as comportas do “Velho Chico” serão abertas para regar a redenção do Nordeste.

Fonte: http://www.olimpiooliveira.com/blog/

0 Comentários