Novos deputados estaduais tomam posse nesta sexta-feira


A Assembleia Legislativa da Paraíba dá posse a novos deputados nesta sexta-feira (04), às 8h30. A solenidade, devido à reforma no prédio sede no Centro, ocorre no Hotel Verde Green, em Manaíra, na Capital. Três deles assumem o cargo em virtude dos titulares terem sido eleitos prefeitos, um por pedido de licença e mais um está indefinido.

O deputado Jutay Meneses (PRB), que já esteve na Casa em 2012 durante licença do deputado Anísio Maia (PT), volta agora na condição de titular do mandato herdado do petista Luciano Cartaxo, que foi eleito prefeito de João Pessoa. Os outros nomes que assumem as cadeiras devido ao resultado das eleições municipais são Carlos Batinga (PSC) e Ivaldo Morais (PMDB) que assumem nos lugares deixados por Francisca Motta (PMDB) e André Gadelha (PMDB), eleitos prefeitos de Patos e Sousa, respectivamente.

Iraê Lucena (PMDB) é a quarta parlamentar a retornar à Casa de Epitácio Pessoa, ainda na condição de suplente, devido ao afastamento do deputado Guilherme Almeida, que pediu licença para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, em Campina Grande.
Uma quinta posse ainda está com o nome indefinido, tendo em vista que o suplente Reginaldo Pereira (PRP) foi eleito prefeito de Santa Rita, e o titular Toinho do Sopão (PEN) está de licença.

A saída de Reginaldo Pereira, para assumir a prefeitura de Santa Rita, deixou vago o cargo que pertence ao deputado Toinho do Sopão – que está em licença médica de 121 dias, desde outubro passado. O suplente da vez é o vereador reeleito de Campina Grande Joia Germano (PRP), porém, ele teria de renunciar ao mandato conquistado na Câmara Municipal campinense. Caso ele renuncie à vaga de deputado, quem deve assumir é o suplente Monaci Marques (PPS). Até a tarde desta quarta-feira (02), não havia comunicação oficial sobre a posição de Germano.

Definidos

Carlos Batinga (PSC)

Carlos Alberto Batinga Chaves, casado, pai de cinco filhos. Tem formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba. Com especialidade em transporte, é um dos mais renomados profissionais da área, tendo trabalhado em João Pessoa, Salvador e Natal. Batinga foi prefeito do Município de Monteiro por dois mandatos (1997/2000 e 2001/2004). Foi Superintendente do Sebrae/PB (2005 e 2006), de onde saiu para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, sendo eleito deputado estadual e assumindo sua cadeira na Casa Epitácio Pessoa, em 2007.

Ivaldo Morais (PMDB)

Ivaldo Morais, pai de dois filhos, foi prefeito de Alagoa Nova por dois mandatos(1997-2001; 2001-2004) e deputado estadual, entre 2007 e 2010. É graduado em Odontologia. Entre abril de 2011 e dezembro passado, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do prefeito de Campina Grande. É pai do atual prefeito de Alagoa Nova Kleber Morais e da odontóloga Vilauba Moraes, esposa do senador Vital do Rêgo Filho.

Jutay Meneses (PRB)

Jutay Meneses Gomes, casado, jornalista. É presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro. Foi presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba, entre 2011 e abril de 2012. Já assumiu o mandato de deputado por quatro meses, em 2012, durante licença do deputado Anísio Maia (PT). Com a eleição de Luciano Cartaxo, para prefeito de João Pessoa, o parlamentar herdou a vaga.

Iraê Lucena (PMDB)

Iraê Heusi de Lucena Nobrega, casada, mãe de dois filhos, filha do finado senador Humberto Lucena, estreou na política em 1998 conquistando uma cadeira na Assembléia Legislativa da Paraíba. Reelegeu-se em 2002 e 2006. Iraê Lucena foi secretária de Ação Governamental do Governo Maranhão 3, entre 2009 e 2010, e desde janeiro de 2011 vinha ocupando o cargo de secretária da Mulher e da Diversidade Humana.

Fonte: Damásio Dias / Ascom ALPB

0 Comentários