Novo coordenador quer Procon municipal investindo em orientação para o consumo

O advogado Floriano Júnior, novo coordenador do Procon Municipal, afirmou que pretende reativar no órgão o trabalho educativo, abrangendo tanto os consumidores quanto os comerciantes e prestadores de serviço. De acordo com ele, a orientação em relação ao consumo é também uma missão do órgão, embora esse trabalho tenha perdido espaço no Procon de Campina Grande. 

“Queremos, nesse primeiro momento, dar atenção a uma questão que ficou esquecida, que é a orientação para o consumo. Que as pessoas se eduquem para o consumo. Temos que fazer campanhas com sindicatos de comerciantes, de lojistas, de hoteleiros, de restaurantes, com a sociedade em geral, fazer congressos. Essa é uma função do Procon, que é também um órgão de orientação, e não apenas de punição”, declarou o coordenador. 

Segundo Floriano, enquanto outros setores do município começaram o ano com sérias dificuldades estruturais, como, por exemplo, telefones e internet cortados, o Procon não enfrentou tais adversidades porque sua manutenção é garantida pelo Fundo dos Direitos Difusos, para o qual são revertidas as multas aplicadas pelo próprio órgão. No entanto, no que se refere aos salários, que não podem ser pagos com os recursos do fundo, o quadro é outro.

“Os servidores são, em grande maioria, efetivos, e estão com salários atrasados. Mesmo assim, todos eles, com um profissionalismo imenso, continuam trabalhando. Pedi, no início desta nova gestão, que dessem aquele gás a mais para revermos algumas questões que não estavam bem nos trilhos e estou sendo correspondido. Agradeço demais aos servidores do Procon”, afirmou o advogado. 

Floriano explicou que o órgão conta atualmente apenas com nove fiscais e um carro à disposição das equipes. “O ideal é que houvesse pelo menos o dobro de fiscais. E temos apenas um automóvel. Então, teríamos que ter outro automóvel. São questões que precisam ser resolvidas a curto prazo para que o trabalho seja bem mais efetivo”, comentou.

0 Comentários