Relembre: Resultado efetivo deu vitória a Rangel Júnior sobre todos os demais candidatos juntos

Notícia publicada aqui no blog em 17 de maio de 2012:

Encerrada a apuração das urnas na consulta prévia para a reitoria da Universidade Estadual da Paraíba, alguns candidatos, inconformados com a derrota acachapante, passaram a espalhar aos quatro ventos que a oposição venceu, porque, reunidos os quatro reitoráveis, somaram mais votos que Rangel Júnior, da chapa 5 (4.938 contra 4.061).

Veja os números, no quadro acima, conforme registra a ata da Comissão Eleitoral com os resultados oficiais da consulta.

A consulta prévia da UEPB, todavia, não é uma eleição decidida por números absolutos. Tendo em vista que o sistema objetiva garantir o equilíbrio da representação dos três segmentos que formam a universidade – professores, técnicos administrativos e estudantes – é realizada uma média com peso igualitário para cada categoria.

Desta forma, soma-se os índices percentuais que cada candidato obteve junto a cada segmento e divide-se o resultado por três (número de segmentos). Com isso, cada categoria se faz representar de forma expressiva e igualitária. Como pode ser visto no quadro, Rangel Júnior soma 50,57% - mais que todos os demais concorrentes juntos.

Reunidas as votações de quatro candidatos, o grupo não conseguir sequer construir uma diferença de mil votos sobre Rangel Júnior, que venceu, com expressiva diferença, em todos os segmentos e superou os quatro no resultado efetivo. Entre os professores, José Cristóvão de Andrade somou apenas 122 votos, contra 465 do candidato da chapa 5, mesmo sendo o postulante da chapa 2 presidente da ADUEPB.

Foi um resultado expressivo, marcante, maiúsculo e desnorteante. Talvez por isso a confusão de informações entre quem deveria pelo menos dominar a lógica do processo.

--------
Para ver o fac-simile da ata oficial, clique AQUI

0 Comentários