Presidente da Câmara garante que votação da reforma política é prioridade para próxima semana


O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou nesta quinta-feira (29) que a prioridade de votação para a próxima semana é a reforma política. Segundo ele, nos próximos dias os líderes trabalharão com o intuito de construir os acordos necessários para a apreciação da matéria.

Marco Maia citou quatro projetos que estão sendo discutidos: "o que acaba com as coligações proporcionais nas eleições; o que trata sobre a coincidência das eleições, acabando com eleições de dois em dois anos; o que trata do novo sistema eleitoral, que se faça uma mescla entre a realidade brasileira e outras experiências do mundo, se fala muito em um modelo semelhante ao belga de eleições; e o projeto que trata do financiamento público de campanhas eleitorais."

O parecer do relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS), foi apresentado no início do ano na comissão especial sobre o tema, mas nunca houve consenso para a votação do texto. No início do mês, Maia já havia falado na possibilidade de pôr a proposta em votação de forma fatiada.

Agência Câmara

Nenhum comentário

.