Convênio entre Ministério da Justiça e MPPB garante Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro

Assinatura de convênio entre o Ministério da Justiça e o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) vai garantir o repasse de um Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro e Corrupção (LAB-LD). Será o primeiro da Paraíba e o segundo dentre os estados da Região Nordeste. A assinatura do convênio acontecerá no penúltimo dia da reunião anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla 2012-2013) – 10ª edição, promovida pelo Ministério da Justiça, de 26 a 30 de novembro, em João Pessoa.

O evento reunirá as principais autoridades envolvidas na prevenção e na repressão a crimes de corrupção e lavagem de dinheiro para deliberar sobre as ações propostas para o ano que vem. “A nossa capital sediará esse evento de nível nacional, em razão da propositura formulada pelo Ministério Público quando da ultima edição ocorrida em Bento Gonçalves (RS), argumentando que a Paraíba, ao lado de outros estados do Nordeste, tinha se transformado em verdadeiro paraíso de lavagem de capitais”, justifica o procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Participarão do encontro várias autoridades envolvidas no combate à corrupção e lavagem no país, a exemplo do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coafi), Banco Central, Receita Federal, Policia Federal, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Ministério da Justiça, Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), dentre vários outros atores do sistema de controle. Serão cerca de 200 participantes que estarão em João Pessoa a partir desta segunda-feira (26), debatendo as estratégias para 2013 no Brasil.

Fonte: MPPB

Nenhum comentário

.