Codecom usa, há 3 anos, exatamente a mesma fala de Veneziano para comentar aprovação de contas

O fato é mais que curioso e foi notado por um amigo atento. Pelo menos desde de 2009, portanto há três anos, a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campina Grande vem usando uma fala, atribuída ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, exatamente igual, igualzinha, letra por letra, em notícias sobre aprovação de contas do executivo pelo TCE/PB.

O texto é o seguinte: “‘Recebemos com naturalidade a notícia, até porque nós temos a preocupação de agir sempre de forma responsável e o resultado não poderia ser diferente. Tem sido este o propósito de todos da gestão: cuidar do erário público com a responsabilidade devida e com a atenção que a administração pública requer’, disse o prefeito”.

A suposta fala do prefeito, repercutida pela Codecom, foi reproduzida hoje em inúmeros portais e blogs, inclusive aqui. Mas, em 2009, o mesmo comentário aparecia no final de um release repercutido pelo competente jornalista Hermes de Luna, como pode ser visto na imagem abaixo (ou diretamente no blog, clicando AQUI).


Mais recentemente, em maio, em matéria reproduzida no portal do senador Vital do Rêgo, sobre a aprovação das contas do exercício 2009 da Prefeitura Municipal, mais uma vez a Codecom enxertou, no release, a mesma declaração do prefeito, como pode ser visto na imagem abaixo (ou diretamente no site, clicando AQUI).


Não é incomum que a assessoria de comunicação “fale” em nome do assessorado, atribuindo-lhe, algumas vezes, declarações. Depende muito da relação e da confiança entre assessor e assessorado.
 
Todavia, a reprodução integral, anos seguidos, de uma mesma fala, é, no mínimo, um fato curioso. Além de eventualmente revelar um descuido, é mais uma evidência do quanto a Codecom acabou se tornando um governo dentro de um governo, em que as versões, não raro, procuram se sobressair aos fatos.

0 Comentários