Segundo Ibope, Tatiana pode estar empatada com Romero ou 16% atrás. É a “ciência das pesquisas”

As pesquisas de intenção de votos, sobretudo com as extravagantes margens de erro com as quais os institutos vêm trabalhando, seguem criando polêmicas profundas em todo o Brasil. E, cá por estas bandas, estas polêmicas ficam ainda mais polêmicas.

Há alguns minutos, a TV Paraíba divulgou números do Ibope na corrida pelo segundo turno das eleições municipais. Romero Rodrigues (PSDB), da coligação “Por amor a Campina”, aparece com 47% das intenções de votos, contra 39% de Tatiana Medeiros (PMDB), da coligação “Campina segue em frente”.

Uma diferença de oito pontos percentuais entre os dois concorrentes. No entanto, como a margem de erro da pesquisa é de 4%, o Ibope acaba criando um cenário absurdo em que tanto Tatiana Medeiros pode estar tecnicamente empatada como Romero, apta, portanto, a vencer, como Romero Rodrigues pode estar com uma frente de 16% sobre Tatiana.

Veja: Com a margem de erro de 4% para cima ou para baixo, Romero teria no mínimo 43% e no máximo 51%. Já Tatiana teria entre 35% (mínima) e 43% (máxima).

Assim, levando em conta os extremos, o PMDB pode comemorar um suposto empate técnico, já que a máxima da candidata do partido, 43%, é exatamente igual à mínima do tucano. Por outro lado, o postulante do PSDB pode comemorar uma suposta vantagem de até 16 pontos, considerando a mínima de Tatiana (35%) e a máxima de Romero, 51%.

Desta forma, a conclusão da pesquisa é que, a preço de hoje, Tatiana tanto pode vencer o pleito quanto Romero pode ser eleito com uma frente de algo em torno de 45 mil votos. E, ainda assim, o Ibope e outros institutos poderão se gabar de ter acertado. Tudo muito científico!

0 Comentários