Repetindo estratégias de eleições passadas, Ibope muda cenário às vésperas da eleição

Já comentamos algumas vezes aqui no blog que enxergamos uma estratégia no trabalho de pesquisa de intenção de votos do Ibope: números irreais durante a campanha e um ajuste às vésperas da eleição, para poder anunciar que acertou. Em 2010 o instituto tentou fazer isso, mas errou feio até na boca de urna.

Hoje à noite, a TV Paraíba trouxe os dados do instituto, e os números frustraram a expectativa de militantes do PMDB, que acreditavam em um cenário diferente do que foi mostrado pela Consult e pelo 6 Sigma.

Ao invés do cenário apertado da semana passada, os dados do Ibope apresentaram o candidato Romero Rodrigues (PSDB), da coligação “Por amor a Campina”, com uma larga frente sobre a peemedebista Tatiana Medeiros, da coligação “Campina segue em frente”.

Nos índices totais, Romero tem 49% das intenções de voto, contra 36% de Tatiana Medeiros, 8% de branco/nulo e 7% não sabe. Já nos votos válidos, o tucano aparece com 57%, contra 43% da peemedebista, uma vantagem de 14 pontos. A margem de erro extravagante do Ibope é de 4% - para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PB-00154/ 2012.

0 Comentários