Opinião: A hora e a vez dos cacarecos, dos oportunistas, dos caras de pau, dos canalhas


Se você foi candidato a vereador em Campina Grande e conseguiu amealhar apenas algumas poucas dezenas de votos, não se preocupe. Arrume uma camisa vermelha ou amarela, prepare um discurso mais ou menos bem feito, devidamente laudatório, ensaie o texto na frente do espelho – treine a cara de convincente.

Não esqueça expressões como “estou plenamente convencido”, “melhor para Campina”, “pelo bem da cidade”, “tem uma história de coerência e trabalho”, “vamos trabalhar pela vitória desse projeto”. Por fim, ensaie o V da vitória, com gestos firmes e seguros. Aproveite o momento!

Se você é assistente, ex-assistente, babão ou ex-babão, se já bateu um prego que seja no palanque de um candidato, se foi segurança ou segurador de bandeira, se é primo de um político importante, ainda que em quinto grau, chegou, também, a sua vez.

Vista uma camisa, vermelha ou amarela, fale mal do concorrente nas redes sociais. Se já trabalhou com ele (ou com ela), diga que era tratado feito cachorro pulguento de mendigo, ignorado, que sabe podres inconfessáveis que não vai colocar na Voz do Brasil porque não quer parecer que está se vingando.

Se você nem vota na cidade, mas se julga uma estrela tabajarina porque aparece ou apareceu na TV, cuspiu ou cospe um microfone ou tem um blog com muitos acessos na internet, então, você é um formador de opinião, não é mesmo? Chegou a sua vez! Suba no palanque, desfile em carro aberto feito santa em procissão, acenando com aquela cara de pau e o ar de “com meu apoio, agora vai!”.

Se você é um líder religioso, dos sabidos ou daqueles que confundem Jesus com Zé Buchudo, prepare a gravata, vermelha ou amarela, treine a cara piedosa e cuide de aparecer abençoando um dos candidatos – em nome de Deus. Faça com convicção, afinal, ou você é um canalha que não tem temor algum ao Senhor ou um doido cínico que se julga “o” escolhido.

Se você se encaixa em um destes perfis, corra! Chegou a sua vez! Vá depressa, afinal, até às 17 horas do próximo domingo, gente da sua qualidade está em alta!

0 Comentários