Pesquisas mostram que avaliação do governo Ricardo em CG diverge do que anunciam adversários

As três pesquisas eleitorais já divulgadas desde o começo da campanha em Campina Grande mostraram um cenário que parece ter passado despercebido. Ao contrário do que pensam muitos críticos vorazes e adversários ferrenhos do governador Ricardo Coutinho, e apesar do domínio de uma pauta negativa na mídia, o governador tem obtido índices bastante razoáveis nas últimas avaliações realizadas na Rainha da Borborema.

O fator de maior destaque, no entanto, é que os dados dos três levantamentos revelam ainda que a desaprovação do governo Ricardo vem caindo em Campina Grande. Na pesquisa do instituto 6Sigma contratada pela rádio Campina FM e divulgada no dia 14 de julho, 19,6% dos entrevistados avaliaram a gestão do socialista como ótima ou boa; 31,7% avaliaram como regular, e 48,8% como ruim ou péssima.

Já na pesquisa seguinte, realizada pelo DataVox, contratada pelo portal PB Agora e divulgada no dia 19 de julho, o índice que avalia o governo de Ricardo Coutinho como ruim ou péssimo caiu para 36,2% - uma redução de 12,6% na reprovação. Ótimo ou bom ficou em 27%, e regular, 33%.

A tendência de queda na desaprovação foi confirmada pela última pesquisa divulgada, do instituto Ipespe, contratada pelo Jornal da Paraíba, que veio a público no dia 31 de julho. Segundo os números do Ipespe, 22% avaliaram o governo como “ótimo ou bom”, 40% como regular e 32% dos entrevistados avaliam a gestão estadual como ruim ou péssima, uma redução de 4,2% em relação à pesquisa Datavox e 16,8% em relação ao levantamento do 6Sigma.

Critério

Em Campina Grande, a assessoria da prefeitura costuma considerar aprovação o índice de entrevistados que avaliam o governo do prefeito Veneziano Vital do Rêgo como regular. O critério não se mostra coerente, mas, caso fosse observado na avaliação do governo Ricardo Coutinho, o resultado seria os seguintes índices de aprovação:

6Sigma: 51,3%
Datavox: 60%
Ipespe: 62%

0 Comentários