Quarta Mostra da Editora da UEPB deve vender mais de 2 mil livros e prossegue até quinta

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) está promovendo em Campina Grande a 4ª Mostra do Livro Universitário. O evento, que acontece no hall do prédio da Administração Central da UEPB, no bairro de Bodocongó, tem o objetivo de difundir a cultura e facilitar o acesso entre a comunidade acadêmica e a população às produções feitas pelas editoras universitárias do Brasil. A mostra teve início na última segunda-feira e deve se estender até o próximo dia 31.

De acordo com o diretor da EDUEPB, Cidoval Morais, em apenas cinco dias de evento, a mostra já vendeu cerca de 100 livros a mais do que o ano passado. “Apesar de o evento acontecer em um bairro distante do centro da cidade, a aceitação e participação das pessoas, seja do meio acadêmico ou da população em geral, está sendo muito boa”, disse Cidoval. A EDUEPB estima que do início da mostra até hoje, cerca de 700 livros apenas produzidos pela editora da universidade já foram vendidos, sendo que em 2011, a mostra vendeu 602 livros no total. A previsão é de que até o final do evento, mais de 2000 exemplares sejam comercializados.

Segundo Cidoval Morais, este ano a mostra reúne cerca de 700 títulos de diferentes áreas do conhecimento, incluindo as próprias publicações da EDUEPB e também de editoras filiadas a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). “Com este evento, juntamente com a Feira do Livro Universitário que será realizada em outubro, buscamos a promoção da cultura acadêmica e a democratização do acesso ao livro universitário”, explicou Cidoval. Na mostra, os livros são encontrados em preços que variam entre R$ 5 e R$ 15, dependendo da publicação. “Para os livros publicados pela nossa editora, o desconto na mostra é de 50% do valor do livro, já os das outras editoras, o desconto é de 30%”, comentou o diretor da EDUEPB. A mostra conta com livros de editoras universitárias de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, entre outras.

O diretor da EDUEPB comentou também que a proposta da editora para os próximos meses, é a implantação da Livraria Móvel, onde um veículo da instituição visitará os sete campi da UEPB no Estado e os diversos centros no campus de Campina Grande, passando um dia em cada local fazendo a venda dos livros da editora. “Além disso, pretendemos também fazer a divulgação destes trabalhos em espaços estratégicos das cidades, tanto na Paraíba quanto em outros estados, comercializando os trabalhos da EDUEPB em espaços como shoppings e aeroportos”, explicou Cidoval Morais.

UEPB inaugura museu em Campina Grande

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) irá inaugurar no próximo dia 05 de Junho em Campina Grande o Museu Assis Chateaubriand (MAC). Localizado no bairro do Catolé, o museu abrigará os obras do antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC) em um espaço permanente, construído com uma estrutura moderna que servirá também para exposições de outros trabalhos de artes na cidade.

Segundo a reitora da universidade, Marlene Alves, com a inauguração do MAC, Campina Grande entrará nos roteiros das grandes apresentações, ganhando destaque no cenário artístico nacional. “Com essa e outras iniciativas que temos na UEPB, a Instituição consegue adicionar fatores muito importantes, incentivando a arte, a cultura e os artistas”, cita Marlene.

A inauguração acontecerá às 19h e contará com a presença de autoridades, artistas e representantes da cultura de todo o Estado.

Diogo Almeida / A União
Fotos: Gustavo Almeida / A União

0 Comentários