Cinco chapas se inscrevem para a consulta prévia que indicará escolha da comunidade para a reitoria da UEPB

Foi encerrado nesta sexta-feira (20), às 17h, o prazo para inscrição de chapas para o processo de consulta prévia para escolha do reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Cinco chapas se inscreveram para disputar o pleito. Por ordem de inscrição, os concorrentes são: Chapa 1: “Por uma UEPB com ética e transparência”, formada pelos professores Mônica Maria Pereira da Silva (reitora) e Ranieri Ferreira Torres (vice-reitor); Chapa 2: “UEPB plural e democrática - com transparência e responsabilidade de gestão”, composta pelos docentes José Cristóvão de Andrade (reitor) e Fábio Agra de Medeiros (vice-reitor).

E, ainda: Chapa 3: “UEPB para você – Autonomia e Excelência”, formada pelos professores Eliana Maia Vieira (reitora) e Juracy Régis de Lucena Júnior (vice-reitor); Chapa 4: “#DESCONCENTRAUEPB!”, composta pelos professores Agassiz de Almeida Filho (reitor) e Joana D’arc Araújo Ferreira (vice-reitora) e a Chapa 5: “Sou mais UEPB”, composta pelos docentes Antonio Guedes Rangel Junior (reitor) e José Ethan de Lucena Barbosa (vice-reitor).

A eleição, que está marcada para acontecer no próximo dia 16 de maio, terá mais de 20 mil eleitores, entre professores, servidores técnico-administrativos e estudantes devidamente matriculados nos cursos oferecidos pela UEPB. A homologação das chapas ocorrerá no dia 23 de abril, sendo os dias 24 e 25 reservados para a entrada de recursos. A publicação das chapas homologadas será feita no dia 26 de abril. Para a eleição que se aproxima, a Comissão Eleitoral reservou algumas novidades.

Os concorrentes aos cargos poderão, por exemplo, se afastar da sala de aula para fazer campanha no período adequado. A medida tem como objetivo evitar que os professores usem o prestígio conquistado em sala de aula para tentar ganhar os votos dos alunos fazendo, assim, campanha irregular. O edital da disputa também proíbe a propaganda por meio de material publicitário colante ou não no interior da UEPB, além da boca de urna no dia da eleição num raio de 20 metros do local de votação, tendo como limite a entrada externa do prédio onde se realiza a mesa receptora de votos.

Para a votação serão disponibilizados três tipos de cédulas, com cores diferentes, de acordo com a categoria dos eleitores. Para professor, na cor cinza; técnico-administrativos, na cor azul; e alunos na cor branca. A votação de cada segmento universitário terá peso proporcional, ou seja, os votos dos docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes representarão 1/3 (um terço) cada um.

Fonte: Portal da UEPB

0 Comentários