A POLÊMICA CONTINUA

Com nove emendas assinadas pela maioria dos vereadores, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde foi aprovado por unanimidade ontem na Câmara Municipal. A sessão foi relativamente rápida, visto que toda a polêmica em torno do projeto que institui o plano já havia sido remoída nos dias que antecederam à votação, fervendo sobretudo nos bastidores. O vereador João Dantas, que não subscreveu nenhuma emenda, votou favorável a todas elas, mas fez questão de registrar, em cada uma, que acreditava que as modificações deverão ser vetadas pelo executivo e que espera que seus pares derrubem os eventuais vetos.

“Votei favorável à aprovação das emendas, mas alertando aos presentes da possibilidade de veto do senhor prefeito. Quero também o compromisso dos vereadores da bancada de situação de, no caso de veto por parte do executivo a estas emendas, que se derrube o veto, porque, do contrário, irei cobrar da tribuna o posicionamento de cada um individualmente”, avisou João. “Os vereadores estão fazendo a sua parte, emendando, discutindo com os servidores e fazendo o possível. É a nossa parte. Nós, vereadores, não temos o dever de ser prefeito, mas de ser vereador e representante do povo”, rebateu, irritado, o peemedebista Pimentel Filho, que presidia a sessão.

De acordo com Cassiano Pascoal, que secretariava os trabalhos, as emendas foram assinadas por 13 vereadores. Da sua descrição, não constavam os nomes de João Dantas, Inácio Falcão e Jóia Germano. Nas galerias, servidores se dividiram entre palmas e aplausos à aprovação. Agora, a matéria segue para o Poder Executivo. O presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, criticou as emendas, que considerou “superficiais”, e classificou a postura dos vereadores como “lastimável”. Conforme Napoleão, 75% dos servidores não terão nenhum benefício com o PCCV, e algumas categorias terão redução de salário. Ele avisou que o Sintab vai recorrer à justiça.

Cético

Bem ao seu estilo, após a aprovação do Plano de Cargos, João Dantas fez duras críticas ao prefeito Veneziano, afirmou esperar que a aprovação da matéria “não seja uma vitória de Pirlo”, e se disse cético “sobre a prática política adotada pelo prefeito”.

Rasteira

João Dantas disse mais: “Esperamos que o prefeito não venha a dar uma rasteira nesses funcionários, que há mais de três anos lutam pelas suas melhorias salariais e pelo seu Plano de Cargos. O prefeito, durante estes sete anos, não tem agido corretamente nem agido democraticamente na interlocução com o funcionalismo público do município”.

Resposta

Rodolfo Rodrigues, líder do prefeito na Câmara, rebateu. “Para que a justificativa de João Dantas ficasse mais incisiva, seria bom que constasse sua assinatura em qualquer que fosse das emendas. Ele não assinou nenhuma emenda que beneficia o servidor”.

Responsável

“Só para esclarecer ao nobre colega João Dantas, as discussões em torno do plano foram feitas em audiências públicas e reuniões das comissões, inclusive com a participação de técnicos da gestão. Então, não existe nenhuma irresponsabilidade nestas emendas que venha a julgar nossas possibilidades enquanto vereadores”, afirmou Rodolfo Rodrigues.

Comemoração

Em nota, o prefeito Veneziano comemorou a aprovação do PCCV da Saúde, e lembrou que, durante a sua gestão, outras categorias foram beneficiadas com Planos de Cargos.

Impacto

Segundo Veneziano, o plano “vai beneficiar, diretamente, mais de 2.600 servidores da Saúde”. Além disso, implicará, a partir do mês de abril, em mais de R$ 800 mil na folha.

Comentário

O prefeito da Prata, Marcel Nunes, comentando o artigo “Mariz e o destino”, do Diário Político de domingo, fez curiosa observação sobre a trajetória do falecido governador.

Desígnios

“Mariz, quando tinha saúde, perdeu a eleição; quando venceu, perdeu a saúde. São os desígnios de Deus. Ele teria sido maior do que foi”, ponderou o tucano Marcel Nunes.

Publicado no DB do dia 07/12

0 Comentários