O CASO DA PREPOSIÇÃO

Fachada da Câmara: Casa de Félix Araújo
Mesmo sem pretensão de criar polêmica, o vereador Cassiano Pascoal (PSL) suscitou uma discussão de ordem gramatical a respeito da nomenclatura da Câmara Municipal de Campina Grande. Para Cassiano, ao invés de “Casa de Félix Araújo”, a denominação deveria ser “Casa Félix Araújo”, sem a preposição “de”. O caso pode ser considerado de somenos, no entanto, para todos os efeitos, é justo que apresente-se algumas considerações, não tanto em defesa da preposição, mas das legislaturas que se sucederam no parlamento municipal sem perceber um eventual equívoco gramatical no nome que ilustra a Câmara.

Ademais, somente uma mentalidade estúpida (que não é o caso de Cassiano, deixe-se claro) julgaria que uma alteração, por menor que seja, em uma característica histórica (caso da nomenclatura), dispensa discussão. A percepção de Cassiano Pascoal acompanha a reflexão de vereadores de outras cidades. Em muitos parlamentos-mirins, já não mais se utiliza a preposição na nomenclatura da casa.

Respaldando seu entendimento, o vereador lembrou que não se usa o “de” em outras homenagens, e citou o exemplo do plenário da Câmara Federal, batizado de Plenário Ulysses Guimarães, e não “de Ulysses Guimarães”. De fato, porque chamar de Casa de Félix Araújo, quando a rua que o homenageia é Rua Félix Araújo e a biblioteca é Félix Araújo, sem “de”? Ocorre que o uso da preposição na designação das casas legislativas tem por intento fazer com que o patrono não apenas seja homenageado ao batizá-las, mas sirva, ele mesmo, como referência à casa.

Ao dizermos que a Câmara é a Casa Félix Araújo, o patrono apenas dá nome ao parlamento, mas, quando se diz que é a Casa “de” Félix Araújo, explica-se que é a casa do patrono. O mesmo acontece nas igrejas católicas. Chamamos Igreja “de” São Pedro, Igreja “de” São Judas.... É o que o Aurélio classifica como “relação de pertença”, e que também poderíamos incluir na “relação atributiva possessiva”. A simples preposição tem, portanto, uma razão de existir.

Relevantes

A Câmara Municipal produziu recentemente pelo menos quatro ações importantes. Uma delas, projeto de Inácio Falcão, obriga empresas contratadas pela PMCG para serviços como construção civil a reservarem 5% das vagas para presos do semi-aberto.

E mais

O projeto de Falcão ainda tramita. Mas, a matéria de autoria de Antônio Pereira, que permite a divisão do pagamento das multas de trânsito, já é lei. E a Casa de Félix Araújo foi palco de duas importantes audiências públicas: acessibilidade para deficientes (autor, Fernando Carvalho) e da bicicleta como meio de transporte urbano (Olímpio Oliveira).

Em festa

Apesar das inúmeras ações de outras legendas contra o PSD, o vice-governador Rômulo Gouveia, que preside o partido de Gilberto Kassab na Paraíba, comemorou a obtenção do registro da sigla junto ao Tribunal Regional Eleitoral do estado do Acre.

Processo

Com o Acre, o PSD já soma registros em nove tribunais regionais, chegando ao último passo para o registro nacional junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Por todo o país, a nova legenda, formada por migrantes de diversas siglas, tem sido alvo de uma onda de ações judiciais, que questionam a idoneidade das assinaturas de apoio à criação do partido.

Sem comentários

A secretária Tatiana Medeiros segue fielmente a estratégia do prefeito Veneziano Vital de evitar comentários sobre 2012. “Estamos todos focados no trabalho em prol dos paraibanos. Na gestão de ‘Vené’, o trabalho não para e não pode parar”, disse na sexta-feira.

Mais longe

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo também segue evitando dar pistas mais claras sobre seus planos para as eleições 2012. Curiosamente, porém, o peemedebista revela-se mais à vontade para tratar sobre o pleito de 2014, quando sonha ser candidato a governador.

Bola de cristal

Como vem acontecendo há tempos, a defesa do ex-governador Cássio Cunha Lima mais uma vez errou uma previsão, a de que o tucano poderia assumir o mandato no Senado Federal no mês passado. Agosto passou e Wilson Santiago segue como senador.

0 Comentários