OPINIÃO: 'INÁCIO FALCÃO, O AMIGO DE TODOS'. E MAIS: FERNANDO CARVALHO, QUASE UM HAMLET E PTB QUER ANTÔNIO PEREIRA

Enquanto concedia entrevista a uma emissora de rádio no início da tarde de ontem, o vereador Inácio Falcão foi interpelado por um ouvinte sobre uma questão que, com pequenas variações, ele vez por outra é instado a responder. O cidadão quis saber se o vereador está do lado do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o que vem a ser a mesma coisa da freqüente indagação dirigida ao tucano quanto a se ele é, realmente, oposição ao executivo municipal. A resposta para uma pergunta deste tipo em geral é simples e objetiva.

Mas, não foi o caso. “Eu sou amigo de todo mundo. Fui um candidato a vereador muito humilde, venho de família pobre, que não tem tradições políticas. Meu pai me ensinou a nunca procurar inimizade com ninguém, seja quem for. Nós somos oposição, mas não somos inimigos. Temos as nossas divergências políticas. Hoje, eu me encontro na bancada de oposição. Temos as nossas diferenças políticas, nossos embates na Câmara. É diferente de você estar de lado A ou de lado B”, disse.

Por falar em lado, o parlamentar resolveu dizer qual era o seu. “O meu lado é o lado do povo. Eu estou defendendo o interesse social, o interesse da sociedade que me procura”, afirmou, para, em seguida, relacionar visitas e reuniões que comprovariam que está ao lado do povo. Acontece que estar ao lado do povo é, ou deveria ser, a posição básica de todo mandatário. De qualquer modo, é preciso que um parlamentar também tenha uma posição política que, via de regra, deve ser aquela resultante das urnas: eleito para ser oposição, fica na oposição, e vice-versa.

A expressão “oposição responsável”, por sua vez, deveria ser redundância, afinal, responsabilidade é o mínimo que se espera de um agente público. Quanto, enfim, à posição política do vereador tucano, ele é oposição, mas, já que julga ser diferente “você estar de lado A ou de lado B”, não raro Falcão parece posicionar-se no meio, ou mais precisamente em cima – do muro. O que, dentro da atual condição (confusão) do PSDB, não chega a ser nenhuma anomalia.

Quase Hamlet

O vereador Fernando Carvalho estaria vivendo uma dúvida shakespereana: ser ou não ser – candidato a prefeito? Isso, na verdade, equivale à dúvida de ficar ou não ficar no PMDB, por onde parece difícil que possa sair candidato. Eis, de fato, o xis da questão.

Comparação

Até recentemente, Carvalho assegurava que seria candidato, ainda que, para isso, tivesse que sair do PMDB. Depois, parece ter recuado. Não dá para saber se chegou a algum acordo com o prefeito, mas o fato é que o vereador não deve nada aos nomes até agora elencados como possíveis prefeitáveis com chances de receberem o apoio de Veneziano.

Novo convite

Além do PT, do PC do B e outras siglas, o vereador Antônio Pereira vai receber convite de filiação também do PTB. Figurando na seleta e sucinta lista dos mais atuantes no legislativo municipal, Pereira deve deixar o PSB, com cuja direção anda “desafinado”.

Planejamento

O convite para Antônio Pereira é parte da estratégia do PTB para 2012. Além de concorrer na eleição majoritária, o partido pretende lançar pelo menos quinze candidatos a vereador e eleger no mínimo dois. Em 2008, o PTB teve somente um candidato, Fabrício Targino, que alcançou boa votação (1.709 sufrágios) e se mantém na legenda.

Vereança

Quem também deverá receber convite para se filiar ao PTB e disputar uma vaga na Câmara é o empresário Érico Feitosa, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições.

Desacerto

Érico Feitosa, na verdade, planejava disputar mais uma vez o pleito majoritário. Todavia, após quase fechar acordo com o PT do B, viu o partido sair em busca de outro nome.

Preparem-se

A eleição do ano que vem em Cajazeiras, seguindo a lamentável tradição ainda vigente em toda Paraíba, do Litoral ao Sertão, tem promessa de disputa acirrada e muita baixaria.

Termos

Essa semana, o ex-prefeito Carlos Antônio (DEM) garantiu que será candidato em 2012 e chamou o atual prefeito de Cajazeiras, Carlos Rafael (PTB), de fogueteiro e mentiroso.

0 Comentários