OPINIÃO: CARTA PARA DILMA


Presidenta – permita deixar de lado todos os floreios, salamaleques e vossas excelências –, normalmente essa coluna comenta e discute apenas os assuntos inerentes à crítica realidade política da Paraíba e, mais especificamente, de Campina Grande. Mas, hoje, ela será dirigida à senhora, como uma espécie de carta pública, afinal, a “companheira” (perdoe a liberdade) também é presidenta aqui. Aliás, nós, paraibanos, não temos problemas com esse negócio de preconceito contra mulher em presidência, tanto que a dona Rosilene Gomes manda no futebol local já faz uma era.

Enfim, para não gastar seu tempo tão corrido e tão oficial, vamos direto ao assunto. O objetivo da correspondência é avisar que, passada a campanha, a coisa no Brasil real está feia. Para a senhora ter uma ideia, os juros já vão batendo nas alturas. Quem compra uma televisão convencional de 14 polegadas em doze vezes no crediário está pagando o valor de uma LCD de vinte. É a promoção à brasileira: compre uma, pague duas.

Mesmo assim, o dragão da inflação anda soltando fogo pelas ventas. E quem está saindo chamuscado são os mais pobres. O dinheiro que até recentemente enchia o carrinho agora nem meia! O IPCA, o IVC e o IGP-M podem até indicar só uma ligeira alta, mas o IMRS (índice da Máquina Registradora do Supermercado) denuncia: a carestia é pesada! A gasolina está tão cara que, a continuar assim, todos venderemos os carros se não quisermos vender os filhos. Manter um automóvel é como sustentar uma família e, se a coisa seguir nesse pé, a charrete será o transporte do futuro.

E o imposto de renda? Esse leão faminto será o grande promotor da igualdade econômica no Brasil, porque acabará alinhando, por baixo, classe média e pobreza. Há muito mais a reclamar, presidenta, mas, é melhor fazer um pedido: tire o Antônio Palocci da Casa Civil e o ponha no Ministério da Fazenda. Com a experiência que ele tem de enriquecer rápido, teremos, enfim, um verdadeiro milagre econômico. E é de um milagre que precisamos.

Não há vagas

Já que hoje foi dia de carta para Dilma, vale lembrar o problema do desemprego no Brasil. Mesmo um currículo experiente não é garantia de se conquistar a vaga desejada. Que o diga o ex-senador e ex-governador José Maranhão, que ainda está desempregado.

0 Comentários