HISTÓRIAS DE AMOR


Dia dos namorados, ocasião para celebrar o amor, aquele “fogo que arde sem se ver / ferida que dói, e não se sente”. Mas, essa é uma coluna política e, sendo assim, o que há entre o amor e esse mundo tão pouco romântico da política? Há muito! As relações políticas, como toda a convivência humana, são carregadas de amores e ódios. Na política, não há ódios eternos, mas não existem amores ideais. Tudo é passageiro, amor de carnaval. Vejamos.

Hoje adversários ardorosos, os ex-governadores Cássio Cunha Lima (e seu pai, Ronaldo) e José Maranhão já caminharam lado a lado. Aí estão os registros, imagens em que os três aparecem juntos e sorridentes. Maranhão, por sinal, já foi unha e carne com o governador Ricardo Coutinho. O peemedebista versejou as qualidades do socialista em 2004 e 2008, e o socialista poetizou sobre o peemedebista em 2006. No ano passado, toda a Paraíba viu que o “amor” de outrora desapareceu, numa das mais arengueiras disputas pelo Governo do Estado de todos os tempos.

E a relação de Ricardo Coutinho com o prefeito Veneziano Vital do Rêgo? Quem os visse, tempos atrás, tão felizes, diria que hoje estariam assim, trocando farpas, bafejando mágoas? Mágoa, aliás, é coisa que o deputado federal Manoel Júnior não tem contra Ricardo. A coisa aí parece ser de um sentimento de aversão muito mais profundo. Um triste fim para quem disputou, lado a lado, uma eleição (2004), quando Ricardo foi eleito prefeito de João Pessoa, tendo Manoel como vice.

O ex-prefeito Enivaldo Ribeiro também perdeu o encanto por Ricardo. Homem de coração aberto aos sentimentos, Enivaldo foi opositor de Cássio, virou amigo, voltou a ser adversário. É a ciranda da paixão! Assim é a política, onde o vaivém dos amores é mais frenético e frágil que a paixão dos namorados, sendo sempre cantado e celebrado com o recitar silencioso da estrofe final do poema de Vinícius de Moraes. “Eu possa me dizer do amor (que tive): / Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure”.

Publicado no Diário da Borborema deste domingo

---
As imagens 1 e 5 (contando da esquerda para a direita) foram extraídas do blog do Victor Paiva; A imagem 2 é de fonte desconhecida; A imagem 3 é de Josué Cardoso; A imagem 4 foi retirada do blog Retalhos Históricos de CG; A imagem 6 é do Diário do Sertão 

0 Comentários