01 ANO: DIÁRIO POLÍTICO FAZ SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO NESTA SEGUNDA-FEIRA


O Diário Político, nossa coluna no Diário da Borborema, completa 01 ano nesta segunda-feira. Passou rápido, muito rápido, porque apesar do peso da responsabilidade de manter um registro diário dos principais fatos da tumultuada política paraibana, essa responsabilidade é prazerosa e gratificante. É como manter um diário para a história, um documento para o futuro.

Opinar com responsabilidade, procurando deixar de lado as ardentes paixões políticas tradicionais a esta heróica Paraíba, além das nossas preferências pessoais, exige sempre uma boa cota de autocrítica e reflexão. Mesmo assim, opinar (seja qual for o ponto de vista expressado) é contrariar vaidades, ir de encontro a interesses, ferir suscetibilidades que não costumam ser tocadas.

O jornalismo opinativo na Paraíba sofreu um processo de distorção, passando a figurar como uma ferramenta unilateral de avaliação dos fatos e acontecimentos, uma versão predisposta a atender aos interesses de determinado grupo. Mas, isso nada tem de jornalismo opinativo; é apenas o velho maniqueísmo, que parece mais na moda do que nunca – sobretudo nos últimos anos, com o crescimento da relevância da mídia eletrônica.

Foi potencializado como nunca nestas terras um exercício cretino da comunicação. Dar-se bem aquele sujeito que lucra pela ameaça do mal que pode fazer – mentindo, distorcendo, denegrindo – por ter nas mãos um microfone ou o editor de texto de um site/blog. Isso nada tem de jornalismo opinativo; é apenas chantagem, canalhice.

O Diário Político chega ao seu primeiro aniversário, com a preocupação sempre presente de ser fiel à realidade, mas sem temer melindres ou querer alimentar egos.

Agradeço à direção dos Associados e ao comando do Diário da Borborema pela confiança. Vamos em frente, em busca de novas histórias.

Lenildo Ferreira

0 Comentários