OPINIÃO: ROMPIMENTO IMINENTE

A relação entre o prefeito campinense Veneziano Vital do Rêgo e o vereador Fernando Carvalho, seu ex-líder na Casa de Félix Araújo, parece caminhar para um rompimento inevitável. A possibilidade de um afastamento entre os dois peemedebistas já era evidente, desde que Fernando Carvalho há muito dá sinais de querer mais que a Câmara Municipal, tendo sentido ser improvável contar com a colaboração de Veneziano para tais projetos.

Uma realidade que azedou mais ainda após as eleições de 03 de outubro, quando Carvalho tentou uma vaga na Câmara Federal, mesmo sem o apoio do prefeito, que trabalhou em prol da candidatura da mãe, Nilda Gondim.

Desde a campanha, o vereador jamais maquiou sua insatisfação com o que primeiro chamou de “projeto familiar”, depois “mandonismo familiar”, por fim tendo classificado a candidatura de Nilda como “uma ousadia”.

Mesmo não sendo eleito, ele obteve a terceira maior votação entre os candidatos a deputado federal em Campina Grande, 15.768 sufrágios – atrás apenas de Romero Rodrigues (PSDB), que recebeu 47.638 votos, e Nilda Gondim, que somou 34.407. Para Carvalho, esses números ratificam seu nome como candidato natural do PMDB para a prefeitura campinense, nas eleições de 2012. Reconhecimento que deixa claro esperar do partido.

Entretanto, embora a disposição aparentemente inarredável de Fernando Carvalho indicasse que, uma hora ou outra, sua relação com Veneziano pudesse entrar em rota de colisão, era de se esperar que tal acontecesse apenas mais adiante, com o efetivo encaminhamento das confabulações para 2012.

Mas, o próprio vereador parece ter resolvido pelo tudo ou nada agora mesmo, sobretudo quando deixou claro, claríssimo, que será candidato a prefeito, seja pelo PMDB, seja por outro partido, possivelmente o PR. Veneziano, por sua vez, garante não ter recebido essa informação – esse ultimato. E não demonstra disposição de, em recebendo, dar parecer favorável.
.
Publicado no Diário Político, do Diário da Borborema, desta sexta, 12 de novembro

0 Comentários