CAMPINA: NOSSA CASA

Uma cidade pode ser apenas um lugar; ou pode ser uma casa. É uma casa quando nela planta-se a vida para colher-se toda uma existĂȘncia; quando arquiteta-se sonhos para edificar-se histĂłrias. É uma casa quando nela escolhemos viver – e morrer. Para um filho de Campina Grande, natural ou adotivo, esta cidade jamais serĂĄ um mero lugar. Bem pode ser que haja algo nessa Serra da Borborema, algum encanto que nos prende, algum mistĂ©rio que sĂł as ĂĄguas turvas do Açude Velho, perpĂ©tuo vigilante campinense, saberiam contar.

Seja qual for a explicação, no entanto, o fato é que a gente desta terra sente-se diferente, privilegiada, abençoada por ser campinense. Não é bairrismo, não é aquela sensação vil que nos faz crer acima dos outros. O campinense não julga sua terra como a melhor do mundo por reputar as outras como inferiores. Não! Não é um gesto comparativo. Campina é a melhor porque é Campina. E pronto!

A explicação, que pode nĂŁo bastar a um desconhecido, serĂĄ de todo suficiente e inteligĂ­vel ao campinense – natural ou adotivo. AliĂĄs, sobre os filhos de Campina Grande, sempre havemos de lembrar que esta cidade Ă© a “CanaĂŁ de leais forasteiros”, como tĂŁo belamente declama a poesia de seu hino. Esta Ă© uma terra que acolhe, que nĂŁo discrimina legĂ­timos e perfilhados, recebendo, em correspondĂȘncia, igual afeto.

E, de fato, quantos forasteiros nĂŁo encontraram nestas paragens sua CanaĂŁ? Quantos nĂŁo começaram ou recomeçaram aqui suas vidas? E sĂŁo todos convictamente campinenses, como ponderou certa feita o homem do direito e das letras Agnello Amorim: “NinguĂ©m Ă© campinense apenas por nascimento, mas, principalmente, por vocação e afeto”.

De certo, toda grande urbe Ă© um centro natural de atração, pela sua estrutura, sua economia, suas possibilidades. Logo, como uma das principais cidades do Nordeste, relevante mesmo no cenĂĄrio nacional, a Rainha da Borborema torna-se ponto natural de convergĂȘncia de gente com os mais distintos propĂłsitos: o jovem em busca da instrução superior; o cliente Ă  caça do menor preço; o negociante de olho no melhor negĂłcio; o doente Ă  procura de socorro mĂ©dico; o trabalhador que persegue um emprego; a mĂŁe que realiza o sonho magnĂ­fico de dar a luz – e quantas sĂŁo, Ă s centenas, que todos os anos vĂȘm de suas cidades para trazer Ă  vida seus filhinhos nesta serra.

Por tudo isso, por ser esta terra, Campina Ă© Grande e inesquecĂ­vel. Mas, para nĂłs, campinenses, ela Ă© tudo isso por uma razĂŁo muito maior: Campina Grande Ă© a nossa casa.

0 ComentĂĄrios