![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_js8AMfbAakZAUE37V3bksTKC6WD2tZbWCzYUMV5HM1Rkgfsl3DEsbmieoCHCcRtI0W9IAOBHJipwoQGr5MAPD57rCuxeZsX4eiG7NITaNhLDYXeWNljqUgMKg_NN-0Qm_dT9/s400/senadora_ideli_salvati.jpg)
Segundo o relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a PEC "abre a possibilidade de o Poder Judiciário promover sua depuração por um processo mais célere que o judicial, afastando, pela via administrativa, magistrados que cometam faltas graves".
Na justificação da proposta, Ideli afirma que a previsão, com caráter de sanção, da aposentadoria de magistrados por interesse público revela-se um absurdo, já que, em lugar de servir como punição aos juízes que cometem graves irregularidades, funciona como verdadeiro prêmio. A senadora afirma que a vitaliciedade é condição para o exercício da jurisdição de uma forma regular e de acordo com as normas legais, não devendo ser um obstáculo à responsabilização de quem comete desvios funcionais ou crimes.
.
Fonte: Agência Senado
0 Comentários