EM PRÉ-CAMPANHA, CÁSSIO CUNHA LIMA E JOSÉ MARANHÃO EXERCEM ECUMENISMO EM BUSCA DE VOTO DOS RELIGIOSOS

A (pré) campanha corre solta na Paraíba e, em campanha, vale (quase?) tudo. É meio mundo de abraços, beijos, apertos de mão, discursos e, claro, promessas. Nesse processo, onde houver um eleitor incauto, lá estará um pré-candidato a pedir voto. Que se dirá, então, dos ambientes em que encontram-se, reunidos, dezenas, centenas, milhares de eleitores, como nos ajuntamentos religiosos?

Não é em vão que os políticos, muitas vezes pouco afeitos aos princípios básicos do cristianismo, mostram-se tão tolerantes e quebrantados para participar dos mais diversos círculos religiosos. É vela pra Nossa Senhora, "paz do Senhor" em culto evangélico, bumbo no catimbó. Sem falar dos casos de despacho em encruzilhada e nome de adversário em boca de cururu, que essas coisas podem não pegar bem, publicamente.

Cientes da religiosidade do nosso povo, a fé entra na mira das campanhas políticas, e até as crenças de cada candidato ganham espaço na mídia, em mais um exemplo patético da sujeirada que é nosso processo eleitoral. É aí que entram, por exemplo, as acusações contra o ex-prefeito de João Pessoa e pré-candidato a governador, Ricardo Coutinho, "denunciado" como ateu, verdadeiro incréu.

Essa semana, inclusive, um radialista - dizem que completamente bêbado, por sinal - indagou a Ricardo se ele era mesmo ateu: "Sou católico", rebateu, acrescentando que a fama de ateu decorreria do fato de não usar o nome de Deus em vão.

Aparentemente bem menos preocupados com esse mandamento, o governador e pré-candidato José Maranhão e o ex-governador e pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima, vão de um lado para o outro, um culto para o outro, com um trânsito de fazer inveja aos mais ardorosos defensores do ecumenismo. Observando apenas os últimos dias, encontramos os pré-candidatos em pleno "exercício religioso". Uma síntese das notícias:

- Maranhão inaugura Santuário de Fátima em Araruna, nesta quinta
- Maranhão e Fátima Bezerra participam de Santa Ceia na Assembleia de Deus

- Cássio participa da procissão de Santa Rita de Cássia
- Cássio vai a culto na igreja Presbiteriana Renascer

Enquanto isso, a nossa fé na política, nos políticos e na democracia vai se perdendo.

0 Comentários