DIAP PUBLICA LISTA DOS 100 MAIS INFLUENTES DO CONGRESSO E, NOVAMENTE, NENHUM PARAIBANO ESTÁ ENTRE OS ‘CABEÇAS’

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) publicou, ontem, a “Lista dos 100 parlamentares mais influentes de 2010”, que são classificados pela entidade como “cabeças do Congresso”. Assim como ocorre desde 2007, nenhum nome da Paraíba aparece na relação. Uma segunda lista, com os 100 parlamentares “em ascensão”, que são aqueles que não estão entre os mais influentes, mas que “caminham para isso”, também não relaciona nenhum paraibano.

Segundo o Diap, podem ser considerados “cabeças” do Congresso aqueles parlamentares que se diferenciam por certos atributos, como “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, sobretudo, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”.
.

Ex-"trator", Ney, hoje sem força política, é o paraibano que mais esteve entre os "cabeças"

A relação é publicada desde 1994. Os últimos paraibanos a constarem do grupo foram os senadores Efraim Morais e Ney Suassuna, além do então deputado Inaldo Leitão. Os três também apareceram na lista de 2005, e Efraim também esteve nela em 2004. Além destes, já foram relacionados o ex- presidente do Senado Humberto Lucena, falecido em 1998, (01 vez), Ronaldo Cunha Lima (02) e Wilson Braga (01). Os paraibanos que mais vezes estiveram entre os “cabeças” são o ex-deputado José Luiz Clerot (05 vezes) e o ex-senador Ney Suassuna (06).

0 Comentários