E TOME POLÊMICA: PESQUISA SISTEMA CORREIO/CONSULT DIZ QUE MARANHÃO TEM 7,5 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE COUTINHO

Dados da pesquisa Correio/Consult
Texto de A Palavra

Em que pese estar liderando a corrida sucessória na Paraíba, com 40,1% dos votos, contra 32,6% dados ao seu principal oponente, Ricardo Coutinho (PSB), os números da primeira rodada de pesquisas Consult/Correio da Paraíba, hoje divulgados, acendem o sinal vermelho nas hostes governistas porque coloca o governador José Maranhão (PMDB) em desvantagem numérica quando somados os votos dados ao tucano Cícero Lucena (8,7%), levando a eleição para um imprevisível segundo turno.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Consult para o jornal Correio da Paraíba, aponta na consulta estimulada favoritismo de José Maranhão que detém a preferência de 40,1% dos entrevistados a seis meses e meio das eleições de outubro.

Em segundo lugar, está o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, com 32,6%. O senador e ex-prefeito da Capital, Cícero Lucena Filho (PSDB), está em terceiro lugar, com 8,7% das intenções de voto dos paraibanos.

12,05% dos eleitores ouvidos disseram não saber em quem votar e 6,55% afirmaram que não votariam em nenhum dos três.

Já na consulta espontânea (não estimulada) Maranhão aparece na frente com 25,95% das preferências dos eleitores e Ricardo Coutinho continua em segundo lugar, com 19,60%. Cícero Lucena foi citado por 3,70%.

Ainda na consulta espontânea, foram citados o ex-governador Cássio Cunha Lima (2,25%), o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (0,15%), Magna (0,05%), Fátima (0,05%) e Verissinho (0,05%).

Esses três últimos nomes podem ser os de Magna Gerbasi (prefeita de Rio Tinto), Fátima Paulino (prefeita de Guarabira) e Abmael de Souza Lacerda, o deputado Dr. Verissinho, representante da cidade de Pombal na Assembléia Legislativa da Paraíba.

A pesquisa Consult, contratada pelo Correio, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 4713/2010, no dia 2 de março e no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) sob o número 5801/2010, no dia 4. A pesquisa foi realizada no período de 25 a 28 de fevereiro de 2010. O Instituto Consult ouviu 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

SURPRESAS

A principal surpresa é a derrota por mais de 18% (18.9%) de votos de Maranhão em João Pessoa, apesar de vencer na chamada Grande João Pessoa (7,7%), onde incluem-se os Municípios de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde e outros.

Outra surpresa, e esta em princípio favorecendo o governador, é o empate técnico em Campina Grande com ligeira vantagem para o prefeito da Capital, que se especulava estaria com larga vantagem na Rainha da Borborema. Coutinho tem 33,5% e Maranhão 33,0%. Mas, somados aos votos de Cícero Lucena, a oposição consegue chegar aos 46.8% botando vantagem sobre o governador de 13,8%.

0 Comentários