ATENDE, IVONETE!

O presidente do PSB em Campina Grande, professor Fábio Maia, durante entrevista ao Jornal da Cariri desta quarta-feira, rebateu as declarações da vereadora e correligionária Ivonete Ludgério, que afirmou jamais ter sido convidada por ele para discutir a insólita situação do partido na cidade.

Fábio Maia disse que já tentou várias vezes contato com Ivonete pelo telefone, mas a vereadora nunca atendeu nem retornou suas ligações. “Ela conhece o número do meu celular, já telefonei inúmeras vezes, e não fui atendido nenhuma. Tenho muito o que fazer e não posso largar minhas obrigações para ficar o dia todo tentando falar com a vereadora. Deve ser um problema nas operadoras de telefonia, porque não consigo falar com ela”, ironizou.

A tal reunião que nunca aconteceu seria para tratar do balaio de gatos que o PSB se tornou em Campina Grande. O partido, aliado do prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB), ocupa cargos na administração municipal, e tinha, até o ano passado, um vereador na Casa de Félix Araújo, Antônio Pereira. Agora são dois.

Com a possibilidade de o PDT, legenda do marido de Ivonete Ludgério, o deputado estadual Manoel Ludgério, aliar-se ao governador José Maranhão, o casal resolveu, em concordância com os aliados, que a senhora Ludgério trocaria o PSDB pelo PSB e, caso a aliança PDT/PMDB se confirme, o senhor Ludgério, parceiro antigo da família Cunha Lima, desistiria de tentar a reeleição e a esposa concorreria a uma vaga na Assembleia em seu lugar.

E foi assim que Ivonete desembarcou no PSB. E foi assim que o imbróglio aumentou. Ivonete é líder da oposição ao prefeito Veneziano, enquanto seu novo partido é aliado do prefeito. E mais, o também socialista Antônio Pereira era o vice-líder de Veneziano na casa. Chegou a ser convidado para assumir a liderança, com a saída de Fernando Carvalho (PMDB) da função, mas teve o juízo de não aceitar o convite do prefeito, e ainda deixou o cargo de vice.

O presidente Fábio Maia pondera que a confusão se deu por conta da ágil dinâmica da política paraibana. Afinal, em 2008, a aliança de socialistas com peemedebistas era a coisa mais normal do mundo.

Ele ainda garantiu que o presidente estadual do PSB, o prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, até o momento não expressou nenhum desconforto com a posição da legenda em Campina Grande.

De qualquer forma, embora Maia não queira assumir textualmente, essa aliança com Veneziano Vital em Campina Grande está com os dias contados, não devendo manter-se até o segundo semestre, quando a campanha começar de fato. Acaba antes, se Veneziano, daqui para dois de abril, resolver – para surpresa de todos – ser candidato a vice de José Maranhão.

Veneziano sair já é outro assunto. Coisa difícil de acontecer. Mas, em política – balaio de todos os gatos – o impossível de hoje é o fato consumado de amanhã. Às vezes, uma simples ligação resolve tudo. Isso se o outro lado atender.

0 Comentários