EM 2006: CONSULT E VOX POPULI DIZIAM QUE JOSÉ MARANHÃO VENCERIA ELEIÇÕES JÁ NO 1º TURNO. CÁSSIO CUNHA LIMA ACABOU ELEITO

Pesquisas de intenção de voto, em si, já trazem toda uma carga de polêmica. Nestas terras paraibanas, de uma política muito pouco apaixonante, mas demasiadamente apaixonada, a controvérsia é sem limites.

A depender do veículo de comunicação que contrate e publique os números auferidos pelos institutos de pesquisa, já dá para qualquer um prever o resultado. Para as eleições de outubro, as duas primeiras pesquisas publicadas no Estado são do Sistema Correio, que as contratou junto à Consult e ao Vox Populi.

A primeira anunciava uma vantagem de 7.5% para José Maranhão (PMDB) sobre Ricardo Coutinho (PSB). Na edição deste domingo, o Correio da Paraíba publicou nova pesquisa de intenção de votos, agora trabalho do Vox Populi, que indica provável vitória do peemedebista já no primeiro turno.

Em meio aos muitos e acalorados debates sobre os métodos, estratégias e idoneidade de cada pesquisa, é fundamental observarmos o passado, para checarmos o que diziam estes institutos sobre eleições de outrora, confrontando suas análises com os resultados dos pleitos.

Assim, não precisamos ir muito longe. Retrocedamos as eleições de 2006, e vejamos o que diziam as pesquisas Consult e Vox Populi, ainda na fase de pré-campanha, como agora, sobre a corrida daquele ano para o Palácio da Redenção. Como parâmetro, usaremos a consulta estimulada.

CONSULT: 2010 E 2006

2010 – Na pesquisa Consult, divulgada pelo Sistema Correio no último dia 10, o governador José Maranhão aparece com 40.1% das intenções de voto, contra 32.6% de Ricardo Coutinho, e 8.7% de Cícero Lucena.

Segundo o instituto, a coleta dos números, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos, aconteceu entre 25 a 28 de fevereiro deste ano, tendo sido ouvidos dois mil eleitores. Os dados foram registrados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) sob o número 5801/2010, no dia 4 de março.

2006 – De dezembro de 2005 a março de 2006, a Consult realizou quatro pesquisas na Paraíba, uma a cada mês. Os números sempre foram amplamente favoráveis a José Maranhão. Como parâmetro, vejamos os dados de março, que foram coletados entre os dias 17 e 20 daquele mês, quando foram ouvidos dois mil eleitores, e a margem de erro era de 2.15% para mais ou para menos.

Naquele momento, assim como agora sem candidaturas registradas, três pré-candidatos apareciam na pesquisa estimulada, e esses eram os números, que indicavam possível vitória de Maranhão no primeiro turno:

- José Maranhão (PMDB): 46.35%
- Cássio Cunha Lima (PSDB): 36.25%
- Frei Anastácio (PT): 1.50%

VOX POPULI: 2010 E 2006

2010 – Os números do Vox Populi, publicados na edição deste domingo do Correio da Paraíba, trazem José Maranhão com 44% das intenções de voto, contra 32% de Ricardo Coutinho e 8% de Cícero Lucena. Segundo o Sistema Correio, a pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de março de 2010, tendo como margem de erro 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

2006 – O Vox Populi entrevistou mil eleitores e registrou pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral em 09 de fevereiro daquele ano, com margem de erro era de 3.1% para mais ou para menos. Os números apontavam possível vitória de Maranhão no primeiro turno:

- José Maranhão (PMDB): 46%
- Cássio Cunha Lima (PSDB): 37%
- Frei Anastácio (PT): 4%

NÚMEROS DAS URNAS

Como todos lembram, fechadas as urnas e apurados os resultados, Cássio Cunha Lima acabou eleito, vencendo José Maranhão no primeiro e segundo turnos.

Também como sabem todos, Cássio acabaria tendo seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Cabe perguntar: as pesquisas erraram feio ou Cássio reverteu o cenário a partir da captação ilícita de votos?

Os números mencionados nesse artigo podem ser conferidos detalhadamente nos portais dos institutos Consult e Vox Populi, a partir dos links que disponibilizo abaixo:

http://www.consultpesquisa.com.br/Paraiba_03_2006.pdf

0 Comentários