DINHEIRO PÚBLICO É TORRADO EM FORMA DE PROPAGANDA NA POBRE PARAÍBA


.

DINHEIRO PÚBLICO

Alguém já viu, nestas terras paraibanas, um derrame tão impressionante de dinheiro público em forma de propaganda governamental como a que acontece atualmente? É muito dinheiro. Segundo o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), relator do orçamento 2010, em apenas dois meses foram torrados cerca de R$ 18 milhões.

DIZ O RELATOR

“O governo descarta a possibilidade de aumento, mas esquece que gastou cerca de R$ 18 milhões em publicidade somente nos últimos dois meses, quando, se tivesse aplicado este montante em casas populares, poderia ter beneficiado pelo menos mil famílias. Há, nesse governo, uma preocupação excessiva com alguns setores, como a comunicação. É um verdadeiro descaso com relação à valorização do funcionalismo público”.

ABSURDO

Em um Estado pobre, como a Paraíba, não se concebe um absurdo de tal ordem. Aliás, não se conceberia em nenhum lugar do mundo. Na comparação do relator, o montante usado para propaganda do governador candidato à reeleição daria para construir cerca de mil moradias. Isso quer dizer que mil famílias que vivem de aluguel ou mesmo em barracos poderiam hoje ter sua casa própria, mas, ao invés disso, Maranhão investe na sua própria imagem.

MÍDIA TOTAL
.
Rádio, televisão, internet, jornal... Tudo está tomado pela sanha publicitária do nosso Governo. Até mesmo uma revista, extremamente bem acabada, de produção certamente caríssima, tem sido publicada. Passam nas casas jogando a revista, geralmente dois exemplares de uma vez. É o dinheiro que poderia socorrer os miseráveis sendo jogado em nossos jardins. A publicação, por sinal, sequer traz os números da tiragem. Uma vergonha!

CALA-BOCA

Quem vai denunciar esse escândalo? Não há espaço, simplesmente porque não há veículo. "Tá tudo dominado". Quem tocar no assunto corre o seríssimo risco de perder sua parte neste quebra-panela. Mesmo em canais pertencentes a adversários políticos o Governo investe pesado. Aí, quem vai poder falar?

SUJOS E MAL LAVADOS

É preciso dizer que esse tipo de expediente não é prática exclusiva da gestão atual na Paraíba. Muitíssimo pelo contrário. Agora, proporcionalmente, é uma torração campeã.

ATÉ QUANDO?

A legislação no Brasil, neste sentido, é permissiva, imoral e criminosa. O que o Governo do Estado faz é lastimável, mas não incorre em qualquer ilegalidade. O problema é que a Justiça, nesse País, é uma piada. Não há poder mais desmoralizado nesta Nação que o judiciário.

ONDE ESTÃO OS ACUSADORES?

Impressiona-me o silêncio de quem até poderia falar. Cássio Cunha Lima, enredado nos seus problemas com Cícero Lucena, vem perdendo a oportunidade de denunciar a queima de dinheiro público em forma de propaganda. Até o fez, mas poucas vezes. Ricardo Coutinho tem brigado com Maranhão por conta de viaduto e reveillón e, mesmo acusando o uso da máquina, não tem dado o destaque que seria devido.

NO MAIS, SILÊNCIO

Se Cássio, Coutinho e outros adversários de José Maranhão não atacam, quem vai fazê-lo? É fácil demais para as pessoas atacarem os jornalistas, que silenciam. Mas, venham viver na pele de jornalistas. E a feira no fim do mês? E as contas a pagar? E os filhos para sustentar? Primeiro, se denunciam tais desmandos, microfones são cortados e textos deletados. Vão para o olho da rua e o Estado continuará fazendo quanta propaganda queira.

É UMA ESPÉCIE DE DITADURA
..
Sim. É uma espécie de ditadura. Vocês pensam que vivemos em uma democracia? O que existe neste País está longe demais de ser uma democracia. Ocorre que votamos em nossos próprios ditadores, mandamos pela via do voto nossos algozes para o poder. Mas somos massa e, por isso mesmo, manipuláveis. Quem está no poder não trata o povo como "detentor do poder", conforme preconiza o sistema democrático. O povo (nós) só é bajulado em tempo de eleição mesmo e, qual mulher que apanha do marido e não consegue largá-lo, sempre cai na conversa fiada de novo. Depois, abuso, autoritarismo.

EXEMPLO
.
Tanto é ditadura que muitos morrem de medo das chamadas autoridades políticas. O servidor morre de medo do Governo (não apenas Maranhão, qualquer um), porque se abrir a boca para falar mal leva pau. É transferido, perseguido, tem gratificação cortada, sofre processo, o diabo. O jornalista treme de pavor, porque se falar o que tem na consciência, morre de fome. Quem vai ser o herói?

0 Comentários