ENQUETES, ENQUETES E MAIS ENQUETES...

Nesse período pré-eleitoral, em que todos nós acompanhamos a novela do PSDB, para saber se a teimosia de Cícero Lucena redundará mesmo em sua candidatura, assim como para onde vai o PT (embora isso faça muito pouca diferença no cenário geral) e se Vitalzinho ou Veneziano partem para a disputa do Senado, algo que, pessoalmente, me enche, é toda essa onda de enquete, enquete e mais enquete.

Quase todos os portais fazem suas enquetes. As rádios, idem. E tudo sem qualquer observação de métodos científicos, embora os resultados sejam alardeados como autênticos vaticínios eleitorais. Resultados que, aliás, "curiosamente", sempre tendem para o lado da linha política defendida pelo grupo autor da famigerada enquete.

Ora, se nem mesmo as pesquisas ditas científicas, de institutos como o Ibope, são de confiabilidade relevante (já que os próprios métodos são questionáveis), o que dizer destas enquetes? Não sou contra ao uso do mecanismo. De forma nenhuma! Aborrece-me, sim, repercussões como as que gosta de fazer o PB Agora. Dia sim, dia não, tem a enquete de algum programete de rádio sendo alardeada, como se fosse uma grande notícia. E não é. Ando até pensando em fazer uma enquete por aqui: Você dá a mínima para enquetes? Quem sabe, quem sabe...

0 Comentários