PRÉ-VESTIBULAR DO GOVERNO DO ESTADO: APOSTILAS TRAZEM ERROS ORTOGRÁFICOS BÁSICOS

EXCLUSIVO - Como parte do programa Pré-Vestibular, lançado pelo Governo do Estado para atender a estudantes de escolas públicas que vão participar do certame universitário, foram distribuídas a cada aluno concluinte do ensino médio na rede apostilas divididas em dois módulos. O primeiro, com temas de leitura e produção de texto, literatura, inglês, língua portuguesa e história; o segundo, geografia, matemática, física, química e biologia.

Ocorre, porém, que os módulos têm gerado muita crítica entre os professores, principalmente pela existência de erros ortográficos crassos, como acentuação incorreta, vírgulas em locais indevidos e separação inadequada de sílabas. No rodapé do material, por exemplo, em ambos os cadernos a palavra módulo aparece grafada incorretamente, sem o acento tônico (MODULO).

O erro mais grosseiro, contudo, encontra-se no módulo I. No capítulo destinado ao tema língua portuguesa, a grafia da matéria, visível na parte superior das páginas, denominando o capítulo, aparece duplamente errada. Primeiro, a palavra língua foi grafada sem o acento (LINGUA), enquanto portuguesa foi acentuada na sílaba tônica (PORTUGUÊSA).

Ao longo dos textos, a concordância, em vários momentos, peca. Outro problema que demonstra uma provável falta de revisão é a separação indevida das sílabas das palavras, como ocorre em uma frase com a palavra “explicitada” (expli-citada). A falha aparece várias vezes, com outras palavras.

Embora os erros constantes dos módulos possam ser corrigidos pelos professores em sala de aula, é realmente inadmissível que um material produzido pelo Governo do Estado, com recursos públicos, para auxiliar estudantes que prestarão vestibular, se apresente, desta forma, permeado de falhas grosseiras.

Segundo informações da Secretaria de Educação e Cultura, não apenas os estudantes que estão cursando o Pré-Vestibular do Governo do Estado serão contemplados com o material. No total, cerca de oitenta mil alunos da rede pública que estejam concluindo ou já tenham concluído o ensino médio, deverão receber os dois módulos.

No mês passado, o secretário de Educação e Cultura, Francisco Sales Gaudêncio, afirmou que a iniciativa busca aprimorar os conhecimentos desenvolvidos no decorrer do ensino médio, num contexto prático, sob forma de averiguação de aprendizagem, e acrescentou que os módulos servirão de subsídios aos seus estudos e ao trabalho dos professores.

3 Comentários

Júlio César disse…
ESSA É A EDUCAÇÃO DO "ZÉ", MAS FIQUEM "TRANKILOS" QUE O "POBREMA" VAI SER RESOLVIDO.

JÚLIO CÉSAR
Ítalo Gustavo Leite disse…
Nesse caso acho que é preciso observar também o conteúdo das apostilas.
Parabéns pelo blog. Essa foto da postagem anterior é muito boa.
Acesse notasjudiciosas.wordpress.com
Givanildo Santos disse…
São reflexos da política de educação do nosso Estado.

No município de Serra Branca os alunos da Zona Rural, matriculados na rede estadual de ensino, perderam nada mais, nada menos que quatro meses de aulas.
Motivo: paralisação dos transportes por falta de pagamento.

Pra completar alguns professores "protempores", com licenciaturas em suas áreas de atuação, estão sendo perseguidos e substituídos por acadêmicos em início de período, com o agravante: não importa a disciplina afim, o importante é o voto afim e sobre a pressão de vereadores peemedebistas.