
Para atender ao primeiro item, basta escrever todo dia puxando brasa para a sardinha de determinada legenda; para a segunda, basta fazer a primeira e ganhar com uma boa publicidade institucional. Acrescente-se que, nesse segundo aspecto, o lucro, a prática segue a lógica básica de cortar despesas para aumentar os ganhos.
Assim, cria-se um portalzinho, arruma-se uns poucos repórteres (ou nem isso, um ou dois estagiários), atualizando com notícias dos outros, cópias de boletins de ocorrências e releases das assessorias, mais um punhado de copiar – colar de notícias nacionais, internacionais e, sem falta, uma caroninha nas informações matutinas do rádio e, pronto! Está feito.
Nada tenho contra o lucro e nem mesmo a política partidária midiática. Não mesmo! Sem ilusões de imparcialidade. Mas é possível – e necessário – buscar-se as duas coisas sem abandonar a qualidade geral da informação. Assim, um portal de notícias, por sua natureza, deve procurar atualizar-se o mais “em cima do fato” possível. Todavia, por aqui, via de regra, as notícias mais importantes vão para os sites quando o rádio já divulgou amplamente e mesmo depois de serem publicadas no jornal.
Nesses dias pela frente vamos mostrar isso na prática. Fique ligado!
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