Acervo digital

PARA QUEM GOSTA

DE 'NOTÍCIAS VELHAS'

.
Sempre tive verdadeira fascinação pela leitura de jornais e revistas antigos. É como mergulhar numa espécie de túnel do tempo, já que o texto jornalístico nos remete à realidade da época, através do cenário de momento e fatos marcantes. Inconveniente, via de regra, é que esse tipo de leitura costuma provocar uma alergia de lascar, por aquela poeira e cheiro de papel velho. Mas, para quem, como eu, gosta de notícias de ontem, a revista Veja, numa iniciativa muito legal, disponibiliza um acervo digital onde, além de visualizar suas capas, é possível ter acesso à íntegra da publicação. Uma vez aberta a edição escolhida, clicando sobre a imagem, ela amplia-se, e você poder ler o texto facilmente. Sem coriza nem espirros.


À esquerda, a edição N° 01 de Veja (11 de setembro de 1968), com a manchete de capa sobre os conflitos na cortina de ferro; À direita, edição Nº 94 (24 de junho de 1970), com a conquista definitiva da taça Julis Rimet pelo tricampeonato da seleção brasileira, na Copa do México.


À esquerda, a edição N° 1167 (30 de janeiro de 1991), com a ampla cobertura da Guerra do Golfo; À direita, edição N° 1236 (27 de maio de 1992), o irmão do presidente dá declarações bombásticas, que empurrariam ainda mais Collor rumo à cassação;

Para visitar o acervo, clique AQUI.

A IstoÉ também possui um acervo digital, mas apenas com edições a partir de janeiro de 2007 (ao menos até agora). De qualquer forma, dá para encontrar edições até 1996, mas não no padrão digitalizado. E a coisa é meio bagunçada.



Por falar em Collor, a edição N° 1945 (07 de fevereiro de 2007) traz na capa reportagem sobre a volta do perseguidor de marajás ao centro do poder (para "alguns", antro da sacanagem).

Pra conferir, é só clicar AQUI.

********
PS:
Não tenho conhecimento de acervo digital da revista Época.

1 Comentários

Anônimo disse…
Lenildo,
Não sei se já é do teu conhecimento, mas, aí vai...
Ao ler o post em que manifestas hábito de ler notícias antigas, resolvi te passar o link de um acervo da Revista o Cruzeiro.
Esta revista foi editada nas décadas de 20 a 70, e tem muita história.
http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/
Hebert